Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil aposta na dramaturgia, futebol e música para ampliar o conhecimento de sua marca
Em maio, a novela Terra e Paixão estreou na faixa das 21 horas da Globo, com patrocínio de cinco marcas. Entre elas, estava o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras. A ação de merchandising foi dividida em fases e, em breve, chega a sua terceira etapa.
Na trama, a personagem Lucinda, interpretada por Débora Falabella, explica a dinâmica do cooperativismo financeiro e contata o Sicoob que, por sua vez, percebe as dificuldades da região e decide levar uma agência para o município, oferecendo produtos e serviços financeiros para os moradores. A abertura da agência será retratada na novela.
A companhia estima que as ações impactem mais de 180 milhões de pessoas. A inserção em Terra e Paixão é parte de um investimento em entretenimento que envolve outras duas plataformas: futebol e música.
No futebol, a companhia expõe sua marca nas placas de publicidade do Campeonato Brasileiro. Já na música, a instituição investe em uma parceria com a dupla sertaneja Jorge & Mateus, explorando o fato de que um dos cantores é cooperado.
Terra e Paixão: função didática
Ranny Chrystian Galli, gerente de comunicação e marketing do Sicoob, conta que o objetivo da ação é aumentar o reconhecimento da marca. A necessidade foi identificada depois de o grupo desenvolver pesquisas de mercado e entender que o público externo conhecia pouco sua atuação.
“O Sicoob chegou a um estágio de maturidade em que eles gostariam de falar mais para o mercado”, conta o executivo. Nesse sentido, enquanto o futebol ajuda a aumentar o reconhecimento, a novela tem o papel didático de explicar o cooperativismo financeiro.
Por fim, a parceria com a dupla Jorge & Mateus endossa a estratégia. Para o futuro o Sistema pretende consolidar sua atuação nos três territórios e ampliar a presença do cooperativismo no País.
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