Nossa oferta
Combinar as melhores ferramentas de consultoria e customer insights, adaptadas à realidade e necessidades de nossos clientes, sempre buscando a acionabilidade de nossas recomendações para projetos de:
-
Avaliação de Marca
-
KPI’s de Monitoramento de Marca
-
Segmentação, Posicionamento e Arquitetura de Marcas
-
Planos de ação
-
Stretch de Marca
Marcas são em muitos casos, o ativo mais valioso de uma empresa.
A quantificação do valor financeiro deve obedecer a três requisitos. A marca deve:
-
Gerar valor financeiro aos seus acionistas
-
Ter percepções tangíveis e intangíveis na mente de seus públicos estratégicos
-
Ser registrada legalmente
Esses são requisitos especificados na ISO 10668, norma que fornece diretrizes para o processo de Brand Valuation.
Nossa abordagem é baseada no uso econômico, que parte do valor total da empresa e segrega deste valor o ativo “marca”.
Há algumas outras metodologias alternativas que consideram a projeção de resultados de lucros da marca baseado em Royalty Relief. Esta metodologia pode ser uma referência secundária. Porém, em nossa experiência em buscar referências de taxa de royalty no mercado brasileiro, encontramos que a taxa média de royalty é de 1%. Isto porque, por critérios fiscais, 1% é parcela dedutível do imposto de renda em um demonstrativo de resultados. Portanto, pouco representativa dos “Equities de uma marca”.
Em nossa abordagem holística, consideramos uma análise financeira e uma análise de mercado baseada em pesquisas quantitativas com públicos estratégicos e análise legal.
A equipe da TM20 Branding já realizou mais de 500 avaliações de marca para fins de M&A, estabelecimento de taxa de royalty, securitização de marcas, mas principalmente gestão do valor da marca. Com essa mesma metodologia publicamos desde 2003 o ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil, publicado pela Revista IstoÉ Dinheiro, com sua publicação mais atual em 2023.
“Contar com a inteligência e visão dos executivos da TM20 tem sido muito importante na jornada de transformação de marketing que estamos construindo aqui no Sírio-Libanês. Vi no time da TM20 pessoas que estão realmente focadas em trabalhar junto nos desafios mercadológicos, aporte de insights estratégicos, construção conjunta e uma preocupação sincera na construção da agenda estratégica de negócios, posicionamento e gestão de marca. A visão estratégica e insights valiosos que o Eduardo Tomiya aporta na liderança da companhia, na dedicação pessoal de todas as agendas conosco e na discussão estratégica que vai desde o que fazer até o como fazer foi um grande diferencial que percebi como executivo que já teve a oportunidade de trabalhar com inúmeras consultorias. Além disso, durante o período que temos trabalho juntos, é notável a preocupação do time seja com os resultados gerados seja com o processo de formação e transformação dos executivos do time de marketing do Sírio-Libanes. Obrigado ao time TM20 pela construção conjunta e pelos valiosos projetos que estamos construindo juntos.”
Christian Tudesco - CMO Sírio-Libanês