top of page

As Marcas Mais Valiosas do Brasil

Sob a coordenação técnica de Eduardo Tomiya, sócio fundador da TM20 Branding e pioneiro na metodologia de avaliação financeira de marcas no País, o ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil é realizado pela revista IstoÉ Dinheiro desde 2003. 

Confira os materiais, notícias e os critérios de elaboração do ranking.

“É motivo de orgulho para a IstoÉ Dinheiro ter uma parceria de 20 anos com o Eduardo Tomiya na publicação das Marcas Mais Valiosa do Brasil. A metodologia desenvolvida para a elaboração dos rankings de valor e força de marca é uma referência no reconhecimento das empresas junto ao mercado consumidor, além de ferramenta útil para as decisões estratégias de investimento em comunicação. Além disso, a TM20 tem sido uma fonte riquíssima de insights de branding e análises de posicionamento das empresas no ecossistema em que atuam”

Celso Masson, Diretor de núcleo da Editora Três

As Marcas Mais Valiosas do Brasil 2023

DIN1331_CAPA_caca-255x340-1.jpg
Print_CapaRanking2023.png

Pelo 20º ano, a revista IstoÉ Dinheiro publica o mais abrangente estudo realizado no Brasil sobre valor e força de marca. São três rankings elaborados pela consultoria TM20 Branding em parceria com a agência global WPP a partir de 17 mil entrevistas e de dados financeiros fornecidos pela TradeMap. A matéria com as marcas líderes e as lições das que mais crescem na visão dos brasileiros foi publicada na edição Nº 1331 da IstoÉ Dinheiro.

Entenda a metodologia

Resultados são obtidos a partir de milhares de entrevistas e dados financeiros das empresas analisadas.

Para elaborar o ranking das marcas brasileiras mais valiosas, a consultoria TM20 Branding avaliou mais de 400 marcas de origem brasileira e que têm a maioria dos resultados financeiros no Brasil.

Para participar da avaliação, elas devem obrigatoriamente ser de capital aberto ou ter informações públicas disponíveis. A consultoria não teve contato com as marcas avaliadas.

A fonte primária de informações é o estudo Brand Asset Valuator (BAV), do Grupo WPP, que avalia marcas globalmente. No caso específico do Brasil, o trabalho é conduzido pela consultoria Design Bridge and Partners. As informações financeiras foram fornecidas pela Trademap. 

 

São analisados dois aspectos para a definição do valor de marca, expresso em dólares:​

1. Análise financeira
Levantamos a performance de 250 empresas buscando o desempenho das ações em bolsa entre novembro de 2022 e abril de 2023, bem como resultados contábeis do exercício de 2022. Utilizamos o modelo de Contribuição de Marcas do BAV, realizado pela consultoria Landor&Fitch.

2. Análise da marca
A pesquisa BAV, realizada a partir de aproximadamente 17 mil entrevistadas no período entre outubro e dezembro de 2022 quantifica a força de mais de 1,7 mil marcas no Brasil. Os dados são utilizados para compor os rankings das globais mais fortes no Brasil e das marcas brasileiras mais fortes.

Edições Anteriores

Capa_IstoE_Dinheiro.png

O ranking de 2022 foi divulgado na edição Nº 1277 da Revista IstoÉ Dinheiro. Confira conteúdo relacionado:

Superunion, WPP, IstoÉ Dinheiro e TM20 anunciam marcas valiosas do Brasil

As Marcas Mas Valiosas da Dinheiro: o que as vencedoras Google, Mercado Livre e Nubank têm em comum?

TM20_logo_edited.png
bottom of page