As Marcas Mais Valiosas do Brasil
Sob a coordenação técnica de Eduardo Tomiya, sócio fundador da TM20 Branding e pioneiro na metodologia de avaliação financeira de marcas no País, o ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil é realizado desde 2003. No ano de 2024, foi publicado no Valor Econômico (Edição 6120 de 30/10/2024).
O ranking das marcas mais valiosas no Brasil no ano de 2024, publicado no Valor Econômico (Edição 6120 de 30/10/2024), elaborado pela TM20 Branding, em parceria com a Design Bridge and Partners e Landor - empresas que pertencem ao WPP - envolveu 18 mil entrevistas com consumidores no primeiro semestre e a análise de dados de 150 empresas com ações negociadas em bolsa levantadas pela Elos Ayta, empresa de Einar Rivero.
A partir da análise, se chegou às 50 marcas mais valiosas, selecionadas com base em dois critérios, o financeiro e a avaliação da contribuição da marca.
O primeiro considera o valor de mercado da empresa, com base na performance da ação entre janeiro e maio de 2024, a partir da média do preço diário do papel no período. Subtraído do valor patrimonial contábil, gera o ativo intangível. O segundo critério é o da contribuição da marca. Da combinação de ambas, a TM20 branding chega ao valor que resultou no ranking.
Edições Anteriores
A matéria com o ranking das marcas mais valiosas do Brasil no ano de 2023, foi públicada na edição Nº 1331 da IstoÉ Dinheiro, com as marcas líderes e as lições das que mais crescem na visão dos brasileiros.
Pelo 20º ano, a revista IstoÉ Dinheiro publica o mais abrangente estudo realizado no Brasil sobre valor e força de marca. São três rankings elaborados pela consultoria TM20 Branding em parceria com a agência global WPP a partir de 17 mil entrevistas e de dados financeiros fornecidos pela TradeMap.
O ranking de 2022 foi divulgado na edição Nº 1277 da Revista IstoÉ Dinheiro. Confira conteúdo relacionado:
Superunion, WPP, IstoÉ Dinheiro e TM20 anunciam marcas valiosas do Brasil
As Marcas Mas Valiosas da Dinheiro: o que as vencedoras Google, Mercado Livre e Nubank têm em comum?