As marcas mais fortes do Brasil 2025
- Edu

- há 1 dia
- 2 min de leitura
O estudo avalia o valor financeiro das marcas por meio de análises econômicas, financeiras e de uma ampla pesquisa de mercado

Eduardo Tomiya - InfoMoney
No dia 3 de novembro, a TM20 Branding e o InfoMoney apresentaram o novo ranking das 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas, em evento realizado na ESPM, em São Paulo.
O estudo, desenvolvido conforme as diretrizes da norma internacional ISO 10668, avalia o valor financeiro das marcas por meio de análises econômicas, financeiras e de uma ampla pesquisa de mercado que mede percepção, força e a contribuição real da marca para o negócio.
A pesquisa contou com a parceria da Brazil Panels e da Elos Ayta, sob responsabilidade técnica da TM20 Branding. Foram avaliadas 26 categorias e 480 marcas, com dados financeiros de empresas abertas e fechadas, representando todo o território nacional.
O que é uma marca forte?
Na metodologia da TM20 Branding, uma marca forte não é apenas aquela que é conhecida ou lembrada quando estimulada na categoria.
O conhecimento é apenas o início. Para ser efetivamente forte, a marca precisa construir vínculos de relacionamento, tornando-se: considerada pelo consumidor, opção efetiva de compra, preferida na categoria, reconhecida pela confiança, geradora de lealdade, e espontaneamente recomendada, além de apresentar baixa rejeição.
Como medimos a força das marcas
No ranking de marcas mais fortes, todos esses atributos são analisados em 26 categorias, comparando o desempenho de cada marca com seus principais concorrentes. O resultado é um verdadeiro raio-X da saúde das marcas — e também da saúde competitiva do mercado. Para cada uma das 480 marcas pesquisadas pela Brazil Panels, é calculado um Indicador de Força (0 a 100), que consolida a performance completa em imagem, relacionamento e preferência.
As 5 marcas mais fortes do Brasil
Posição | Marca | Força da Marca |
1 | Caixa Econômica Federal | 98,6 |
2 | Tramontina | 97,8 |
3 | Unimed | 97,7 |
4 | Tigre | 97,3 |
5 | Atacadão | 96,8 |
A Caixa Econômica Federal na primeira posição pode ser explicada por uma série de fatores. O avanço da bancarização, impulsionado pelo PIX e o alto grau de digitalização do sistema financeiro, somados à demanda por confiança, parceria e solidez, fizeram da Caixa uma marca amplamente conhecida e com públicos muito leais.
Um ponto importante é sua baixa rejeição, reflexo de uma experiência de marca que vai além dos benefícios de ser uma instituição pública.




Comentários