top of page
Blog TM20_header_edited_edited.jpg

Conhecimento

As marcas mais fortes do Brasil 2025

  • Foto do escritor: Edu
    Edu
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O estudo avalia o valor financeiro das marcas por meio de análises econômicas, financeiras e de uma ampla pesquisa de mercado


ree

Eduardo Tomiya - InfoMoney


No dia 3 de novembro, a TM20 Branding e o InfoMoney apresentaram o novo ranking das 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas, em evento realizado na ESPM, em São Paulo


O estudo, desenvolvido conforme as diretrizes da norma internacional ISO 10668, avalia o valor financeiro das marcas por meio de análises econômicas, financeiras e de uma ampla pesquisa de mercado que mede percepção, força e a contribuição real da marca para o negócio. 


A pesquisa contou com a parceria da Brazil Panels e da Elos Ayta, sob responsabilidade técnica da TM20 Branding. Foram avaliadas 26 categorias e 480 marcas, com dados financeiros de empresas abertas e fechadas, representando todo o território nacional.


O que é uma marca forte? 

Na metodologia da TM20 Branding, uma marca forte não é apenas aquela que é conhecida ou lembrada quando estimulada na categoria. 


O conhecimento é apenas o início. Para ser efetivamente forte, a marca precisa construir vínculos de relacionamento, tornando-se: considerada pelo consumidor, opção efetiva de compra, preferida na categoria, reconhecida pela confiança, geradora de lealdade, e espontaneamente recomendada, além de apresentar baixa rejeição. 


Como medimos a força das marcas 

No ranking de marcas mais fortes, todos esses atributos são analisados em 26 categorias, comparando o desempenho de cada marca com seus principais concorrentes. O resultado é um verdadeiro raio-X da saúde das marcas — e também da saúde competitiva do mercado. Para cada uma das 480 marcas pesquisadas pela Brazil Panels, é calculado um Indicador de Força (0 a 100), que consolida a performance completa em imagem, relacionamento e preferência.


As 5 marcas mais fortes do Brasil

Posição

Marca

Força da Marca

1

Caixa Econômica Federal

98,6

2

Tramontina

97,8

3

Unimed

97,7

4

Tigre

97,3

5

Atacadão

96,8

A Caixa Econômica Federal na primeira posição pode ser explicada por uma série de fatores. O avanço da bancarização, impulsionado pelo PIX e o alto grau de digitalização do sistema financeiro, somados à demanda por confiança, parceria e solidez, fizeram da Caixa uma marca amplamente conhecida e com públicos muito leais. 


Um ponto importante é sua baixa rejeição, reflexo de uma experiência de marca que vai além dos benefícios de ser uma instituição pública.


 
 
 

Comentários


TM20_logo_edited.png
bottom of page